Menu

Canções de ninar: 10 cantigas para fazer o bebê dormir

06 DEZ 2017
06 de Dezembro de 2017

As canções de ninar são, por definição, músicas para bebê dormir cantadas por pais, professores ou cuidadores. Consideradas por especialistas como uma das primeiras manifestações culturais com a qual o ser humano tem contato, os acalantos, através de melodias e letras, atravessam gerações e fazem parte da rotina caseira de embalar os bebês na hora do sono.

Apesar dos avanços tecnológicos, que afastam as crianças de brincadeiras antigas e de tradições folclóricas, as canções de ninar são, em geral, as mesmas que os pais ouviam dos avós. Estas melodias perpetuam-se até hoje.

A prova disso foi o sucesso de público e crítica da coleção Acalanto,  um apanhado de gravação de músicas infantis, realizado há cerca de dois anos pela musicoterapeuta e especialista em educação musical, Bia Bedran. Neste trabalho, Bia fez uma seleção das mais populares canções de ninar do folclore brasileiro.

10 músicas para bebê dormir

Inspirada por este e outros trabalhos voltados para canções de ninar, A Revista da Mulher pesquisou 10 músicas para bebê dormir que estão inseridas na rotina de pais e seus recém-nascidos. Esta seleção é acompanhada de vídeos encontrados em canais da rede social YouTube, para relembrar letra ou melodia das canções de ninar.

A mais popular de todas as cantigas é a clássica Nana Neném. Afinal, quem nunca escutou os clássicos versos "Nana neném que a cuca vem pegar/ papai foi pra roça/ mamãe foi trabalhar/ Desce gatinho/ De cima do telhado/ Pra ver se a criança/ Dorme um sono sossegado"?

Mas é certo que há variações entre as cantigas para acalentar o soninho das crianças. Além dos regionalismos, que podem mudar as letras de algumas músicas, ainda há canções de ninar em francês cujas melodias são cantaroladas por pais brasileiros, mesmo quando não sabem a letra muito bem.

A seguir, relembre as canções de ninar mais conhecidas:

1. Nana Neném




2. Boi da Cara Preta




3. Carneirinho, Carneirão



4.Tutu Marambá




5. Sapo Cururu



6. Frère Jacques




7. Se esta rua fosse minha




8. Dorme Menina


9. Brilha, Brilha Estrelinha




10. Peixinho do Mar


Voltar
Tenha você também a sua rádio